Pavimentação

Informações

Infraestrutura e Pavimentação Descrição Os sistemas de multicamadas (pavimento) são um dos itens de maior consumo de materiais bem como de custos de implantação, manutenção e reconstrução quando se refere a um complexo sistema de infraestrutura aeroportuária ou rodoviária. Nos projetos de infraestrutura de transportes, em que usualmente tem-se extensas áreas pavimentadas, os...

Infraestrutura e Pavimentação

Descrição

Os sistemas de multicamadas (pavimento) são um dos itens de maior consumo de materiais bem como de custos de implantação, manutenção e reconstrução quando se refere a um complexo sistema de infraestrutura aeroportuária ou rodoviária.

Nos projetos de infraestrutura de transportes, em que usualmente tem-se extensas áreas pavimentadas, os projetos de pavimento são essenciais para a minimização das perdas e a maximização dos recursos econômicos e naturais alocados.

O meio racional de garantir a otimização destes recursos, no momento da implantação de um pavimento se inicia no dimensionamento da estrutura, na escolha adequada dos materiais, na concepção estrutural até a previsão do desempenho do pavimento ao longo do tempo e as análises dos diversos cenário previstos. Para esse fim, são utilizados métodos de dimensionamento apoiados em modelos de previsão de desempenho consolidados.

Pavimentação

Asfáltica

A pavimentação asfáltica é ideal para pátios, estacionamentos, ruas e alamedas de sítios, chácaras e condomínios, além de galpões e demais áreas para tráfego de veículos leves e pesados.

O CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), é um dos tipos de revestimentos asfáltico mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Os pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, sendo que o revestimento é a camada responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra as intempéries.

Viabilização

Gestão | Execução

A otimização dos recursos, no momento da manutenção ou da reconstrução de um pavimento, começa com:

  • Caracterização da condição estrutural e funcional,
  • Diagnóstico da condição atual;
  • Determinação de soluções técnicas;
  • Análise e a verificação das soluções propostas.

Assim, sendo utilizado um conjunto de modelos mecanísticos-empíricos baseados em diversos estudos ao longo do tempo.

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